1 – Leia textos (ou mesmo sentenças) em voz alta. Acostume-se a ouvir sua própria voz. Isso ajuda você a melhorar a pronúncia, a memorizar palavras, expressões, sentenças, etc..., e a ouvir você mesmo falando sem achar estranho.
2 – Quando possível grave-se ao ler um texto. Escolha um texto pequeno e fácil (pode ser um diálogo de um livro, o parágrafo de um texto) e leia-o repetidas vezes em dias diferentes. Grave cada leitura sua e compare as leituras desde o primeiro momento até o último. Leia e grave quantas vezes achar necessário e veja como você vai melhorando a cada leitura.
3 – Crie diálogos entre duas pessoas e faça o papel de cada um deles. Você deve escrever o texto antes e praticá-los em voz alta depois. Isso ajuda você a pensar, a estruturar as sentenças (gramática e vocabulário) e a vencer aquela ansiedade na hora de falar em público.
4 – Mantenha a sua mente pensando no texto. Quando estiver em uma fila, sala de espera, restaurante, ônibus, etc... pense no texto. Descreva a roupa das pessoas, descreva as pessoas, reflita mentalmente a placa dos carros (letras e números), etc. Enfim, faça de tudo para que seu cérebro se mantenha ativo. Isso ajuda você a ampliar o seu vocabulário e a confiar em você.
5 – Ao aprender uma estrutura gramatical, anote alguns exemplos e reescreva-os para que seu cérebro se acostume com a estrutura. Depois, reescreva o mesmo exemplo, mas trocando algumas palavras. Isso ajuda você a diversificar o modo como a estrutura gramatical é usada e faz com que a estrutura fique melhor fixada no cérebro. Isso é coisa de Abordagem Lexical: aprender gramatica de uso na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário