quarta-feira, 12 de junho de 2024

Quem não duvida de nada, nunca aprendeu nada.


          Desde crianças, nossa curiosidade é insaciável, querendo saber de tudo, como funciona, para que serve, como é feito... São vários e intermináveis porquês. Mas, conforme vamos crescendo, essas dúvidas iniciais vão se desfazendo, abrindo caminhos para novas perguntas. Aos poucos, a sociedade vai nos impondo respostas prontas, algumas das quais não temos certeza até hoje, se são verdadeiras ou se foram apenas para que parássemos de perguntar.

          As dúvidas nos acompanham por toda nossa jornada, nos desafiando a olhar para além do que vemos e, muitas vezes, a não aceitar o que o mundo nos mostra como resposta. Ter dúvidas é um abrir de portas para novos conhecimentos e oportunidades. Elas nos permitem cometer erros, mas, ao mesmo tempo, nos ensinam e favorecem nosso crescimento.

          As dúvidas nos proporcionam e, também, resolvem mistérios, gerando expectativas e satisfação ao encontrarmos a solução. Com elas, percorremos lugares por onde a certeza nunca nos levaria. O ato de tentar resolver nossas dúvidas é um convite para explorar, questionar e pensar a vida como um todo, muitas vezes de forma crítica.

          Mesmo ao achar que está cheio de certezas, questione-as. Não se contente com as respostas simples e prontas. Geralmente, o objetivo é um só, mas os caminhos se multiplicam, e vários deles podem lhe passar a impressão de segurança, quando, na verdade, estão fazendo você dar mais voltas do que o necessário, podendo cometer muitos erros até chegar à solução. Mesmo as respostas certas podem, às vezes, esconder a verdade.

          Você se lembra da última vez em que se deparou com uma grande dúvida? A escolha de uma carreira, a roupa para uma ocasião especial, uma decisão pessoal importante ou até mesmo algo bem simples, como decidir se vai dormir agora ou daqui a pouco. Seja qual for a dúvida, ela fez você parar, pensar, buscar informações, conversar e ponderar as opções existentes. A resposta para essa dúvida pode ter feito você aprender algo novo, que talvez nem soubesse que precisava aprender.

          Portanto, não fique na dúvida se ter dúvidas é bom ou ruim. Ter dúvidas reforça a necessidade de reconhecermos que não sabemos ou temos certeza de tudo, que a vida é um eterno aprendizado. Quem não duvida de nada, nunca aprendeu nada. A dúvida nos tira da zona de conforto e nos leva a desbravar o desconhecido, onde a mágica do conhecimento acontece. 

          Então, da próxima vez em que ficar na dúvida sobre algo, tenha a certeza de que ela é sua amiga e não inimiga. Aceite-a. Questione e explore as opções, sem medo de errar e aprenda com ela. Aproveite a oportunidade para crescer e se tornar uma versão melhor de você mesmo. No final, não é sobre saber ou ter todas as respostas, mas sobre estar aberto para aprender que nunca podemos ter certeza de nada, pois uma verdade hoje pode ser uma mentira amanhã, ou vice-versa. Enquanto você tiver dúvida, você está aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS LIDAS NA SEMANA