quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Cuidado, algumas palavras também deixam cicatrizes.

 
            Às vezes, uma palavra machuca mais que um tapa. Parece exagero, mas não é. O uso e significados das palavras têm um peso, e esse peso, quando usado de forma errada, pode deixar marcas profundas que nem sempre cicatrizam rápido. Pense naquele dia em que alguém disse algo que te fez sentir pequeno, incapaz ou fora de lugar. Pode ser que tenha sido uma piada, uma crítica ou até um comentário sem maldade. Mas, de alguma forma, aquilo ficou ali, na sua cabeça, te incomodando.

O problema é que, muitas vezes, não percebemos o poder das nossas palavras. Falamos sem pensar e jogamos opiniões como se não tivessem importância. Mas, do outro lado, alguém pode estar sendo impactado de um jeito que você nem imagina. E a gente sabe como é difícil carregar cicatrizes. Cada uma delas traz uma história, e algumas, infelizmente, são histórias que preferíamos esquecer.

A real é que todo mundo está passando por uma batalha que a gente não vê. Às vezes, aquela pessoa que você acha que tem tudo, por dentro, está desmoronando. E uma palavra sua, de apoio, de incentivo, pode ser o que ela precisa para seguir em frente. Assim como uma palavra dura pode ser o último empurrão para ela desistir.

Então, como lidar com isso? Simples. Cuidado. Cuidado com o que você diz, cuidado com o que ouve e, principalmente, cuidado com o que deixa entrar no seu coração. Não é sobre viver pisando em ovos, mas sobre ter empatia. Antes de soltar aquela frase afiada, pense: “Isso vai ajudar ou só vai machucar?”

As palavras que você escolhe dizem muito sobre quem você é. E não estou falando de usar um vocabulário difícil ou bonito, mas de usar sua voz para construir, e não para destruir. Ao invés de criar cicatrizes nos outros, que tal criar motivos para sorrir? Todo mundo gosta de estar por perto de quem espalha coisas boas. E o mundo já tem dor demais para você ser mais um a contribuir com ela.

Seja o tipo de pessoa que deixa marcas, mas marcas boas. Aquelas que, quando alguém pensar em você, vai lembrar do quanto você faz bem. Afinal, cicatrizes vão sempre existir, mas a gente pode escolher se elas irão espalhar dor ou cura. Então, seja aquele que cura, pois o mundo já tem ferida demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS LIDAS NA SEMANA