quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Não adianta querer ter saúde mental, se você se relaciona com quem te adoece.

 
            Você já percebeu como as pessoas ao seu redor afetam a forma como você se sente? Às vezes, nem percebemos, mas certas companhias podem sugar a nossa energia, trazer inseguranças e, sem a gente notar, acabar mexendo com nossa paz mental. E sabe o que é pior? Às vezes, estamos tão acostumados com isso que achamos normal. Só que não é.

A frase “não adianta querer ter saúde mental, se você se relaciona com quem te adoece” é um baita tapa na cara, mas também é um lembrete poderoso. Ela nos mostra que não basta só cuidarmos de nós mesmos, é preciso também cuidar de quem a gente deixa fazer parte da nossa vida. Não adianta ficar correndo atrás de equilíbrio emocional, se você continua se cercando de pessoas que te derrubam, que fazem você duvidar do seu valor. E olha que nem sempre isso é intencional.

A verdade é que, normalmente, absorvemos muito do ambiente à nossa volta. Ao convivermos com pessoas que são sempre negativas, que colocam defeito em tudo ou que fazem com que nos sintamos pequenos, é como se estivéssemos tomando pequenas doses de veneno, todos os dias. E aí, por mais que tentemos melhorar, a cura nunca vem, porque o que nos adoece está ali, do nosso lado, constantemente.

E olha, eu sei que às vezes é difícil cortar essas relações. Pode ser alguém de quem você gosta, alguém com quem você já compartilhou bons momentos. Mas, se essa pessoa te machuca, te faz mal, você precisa se perguntar: vale a pena? A sua paz mental, a sua felicidade, deveriam ser prioridade. Você merece se sentir bem, merece estar cercado de pessoas que te elevam, que te apoiam, que acreditam em você.

Relacionamentos, sejam de amizade, namoro ou até familiares, são parte essencial da nossa vida, mas eles não podem ser a razão do nosso desequilíbrio. Precisamos de saúde mental para poder crescer, aprender, ser quem realmente somos. E isso só acontece quando estamos cercados de gente que nos faz bem.

Então, da próxima vez em que se sentir incomodado, que esteja se sentindo mal perto de alguém, pare e reflita. Talvez seja hora de se afastar, de dar prioridade ao que realmente importa: a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS LIDAS NA SEMANA